A vida é sistêmica

Óbvio. Aparentemente, porque ainda predomina a concepção cartesiana, que consagrou a separação da ‘mente’ do corpo físico e, por extensão, da natureza. Fomos elevados a senhores da natureza. Uma coisa leva a outra: as ideias de Descartes levaram ao racionalismo, ao foco na subjetividade, à especialização …

“Um especialista é alguém que sabe cada vez mais sobre cada vez menos”, dizia Voltaire.

Daí, alguns passos e chegamos ao alheamento sobre o que acontece ao nosso redor, à “natureza”, aos outros (imigrantes, pobres, negros, injustiçados, presos etc.). Virem-se!

VISÃO SISTÊMICA DA VIDA

Estamos inseridos, não somos algo à parte. As crises que nos cercam – pandemia, econômica, social, climática, segurança alimentar, financeira, segurança, energética, hídrica, valores, política etc. – são interconectadas, inter-relacionadas e interdependentes.

Nosso modo de vida, nossas atividades comerciais, o que fabricamos e consumimos e nossas tecnologias (inclusive as sociais) não podem “exagerar” na capacidade da natureza (nós incluídos) de sustentar a vida. Vida, na qual, paradoxalmente, somos os mais frágeis devido à nossa complexidade.

O mundo não é o ‘maquinismo’ (mecanismo) pensado por Newton. Não segue o ‘determinismo’ mecânico pelo qual, conhecido o estado inicial de um sistema, seria possível determinar seu futuro de maneira singular para todo o tempo. Esse mecanismo, disparado pela mão do Criador, percorreria uma trajetória única e inevitável.

Predominam os sistemas caóticos (complexidade), que têm um significado mais sutil: combinam aspectos de desordem com aspectos de forma. Um balaio caótico.

Os sistemas caóticos desmontam a crença de que causas simples “devem” produzir efeitos simples e, que efeitos complexos resultariam apenas de causas complexas.

De onde, então, teria vindo a complexidade? A complexidade da vida, por exemplo, dado que ela se originou num planeta sem vida? E, a complexidade pode aparecer por conta própria?

Voltaremos ao assunto.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

2 comentários em “A vida é sistêmica

  1. É bom que volte pq você acaba de abrir a “caixa de Pandora“ rsrs, não creio que o mundo hoje seja mais complexo do que já foi… mas o percebemos dessa forma talvez pelo amplo acesso ao que acontece no mundo, em tempo líquido… pra pensar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: