Blog

América

O historiador mexicano Edmundo O’Gorman (1906-1995) insistia na ideia de que a América não foi “descoberta”, mas “inventada”. 1492 foi um ano marcante para o Ocidente. Além da “descoberta” da América por Colombo, houve o fim do domínio islâmico na Península Ibérica, a expulsão dos judeus da Espanha e, a publicação da primeira gramática emContinuar lendo “América”

Derrota não é o fim; pode ser um degrau para o objetivo

Joaquin Miller era o pseudônimo de Cincinatus Heine Miller, um poeta americano. Quando jovem, ele se mudou para o norte da Califórnia durante os anos da Corrida do Ouro e teve uma variedade de aventuras, incluindo passar um ano morando em uma vila nativa americana e ser ferido em uma batalha contra os nativos americanos.Continuar lendo “Derrota não é o fim; pode ser um degrau para o objetivo”

“Quase sempre o êxito justificou os seus métodos”

A 19 de maio de 1536, Ana Bolena era decapitada. Ela escolheu o tipo de morte; a opção era ser queimada. Havia sido acusada de adultério e incesto. No mesmo dia, seu irmão e quatro jovens também foram executados. Aparentemente, foi tudo forjado. A culpa de Ana foi não ter gerado um filho para HenriqueContinuar lendo ““Quase sempre o êxito justificou os seus métodos””

A sombra autoritária

O regime autoritário que ora se desenha não tem um pensamento a fundamenta-lo, a não ser que se queira considerar os impropérios, recheados de palavrões, de Olavo de Carvalho. O Estado Novo, por sua vez, teve o Oliveira Vianna. Um “pensador” que acreditava na hierarquia de raças, no darwinismo social e, na eugenia. Defendia oContinuar lendo “A sombra autoritária”

Sem rumo

O grande mal do país, desde sempre, chama-se “atraso”. Atrasos econômico, social, tecnológico e cultural. Começamos com o pé errado: nossa colonização foi voltada à “exploração” local. Os países que não ficaram no subdesenvolvimento tiveram um processo colonizador diferente, o de “povoamento“, que visava trazer desenvolvimento à colônia. Após os vários ciclos exploratórios (pau-brasil, ouro,Continuar lendo “Sem rumo”

O Plasma de Quinton

A expressão “Pois tu és pó e ao pó tornarás“, citada em Gênesis 3-19, é controversa. Adão veio da terra, mas Eva não! Talvez Deus quisesse se referir à Terra, especificamente ao mar. O pó (argila) poderia ser a lama marinha. Deixando as hipóteses de Criacionismo ou outras, como a Panspermia, admite-se que a vidaContinuar lendo “O Plasma de Quinton”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: