Blog

Todo político é corrupto?

Há políticos que são movidos, genuinamente, pelo espírito público. Sei que poucos acreditam nisso, afinal estamos cercados de exemplos de mau-caratismo, corruptos em vários graus, estelionatários, escroques … políticos. Há exceções; há políticos que destoam da paisagem. Há alguns meses, escrevi um texto reconhecendo o caráter eminentemente público de Marco Maciel, antes do seu falecimentoContinuar lendo “Todo político é corrupto?”

Causa e pretexto para a História

Políbio foi um historiador e geógrafo. Viveu entre 203 a.C e 120 a.C. Transcrevo seu texto que trata da causalidade na História. Os fatos históricos têm motivações, porém, gostamos de nos iludir com as aparentes causas de conflitos. “Alguns historiadores de Aníbal, querendo nos expor as causas pelas quais esta guerra eclodiu entre Roma eContinuar lendo “Causa e pretexto para a História”

O massacre do navio Zong

A comida e a água não eram suficientes para a tripulação e os africanos escravizados. O encarregado da logística não era preparado. Algo precisava ser feito. Adivinhem! Numa reunião, a tripulação concordou por unanimidade: os negros alimentariam os tubarões. Começaram pelos considerados de retorno menos imediato: 54 mulheres e crianças foram jogadas ao mar. DoisContinuar lendo “O massacre do navio Zong”

Existir

Contardo Calligaris morreu em março deste ano. Um dia antes da sua morte, numa conversa com Maria Homem, sua companheira, a pergunta séria: “O que vai ser de mim sem você?” Ele, consciente, olhou nos seus olhos e disse: “Vai ser o que você quiser”. Esse era seu princípio: crie sua vida! Quantos estão, nesteContinuar lendo “Existir”

Gurus ou guris?

“Achei que iria chegar aos 55 anos e as empresas iriam querer os gurus – mas elas querem os guris”, disse recentemente Romeo Deon Busarello. É a crença no etarismo. A razão disso é que muitos ficam para trás, soterrados pelas inovações, sentindo-se incapazes de situar-se “neste mundo”, o das novidades transformadoras. “O mundo nãoContinuar lendo “Gurus ou guris?”

É a economia!

“Todo movimento de fundo nacionalista ou que tenha desembocado no fascismo foi construído por cientistas. O mito ariano, por exemplo, é uma concepção intelectual. (…) assim como o caso do darwinismo social ou a doutrina das raças, têm nos meios intelectuais um ponto de partida”, ressaltava Serge Moscovici, no seu “Representações Sociais”. Ele afirmava queContinuar lendo “É a economia!”

Educação, cultura e sociologia

Aleksandr Luria (1902-1977), neurologista russo, via os pensamentos simbólico e narrativo como fundadores do processo de hominização. Oliver Sacks (1933-2015) era um de seus seguidores. Luria foi um dos criadores da psicologia cultural-histórica, que enfatiza o papel mediador da cultura, particularmente da linguagem, no desenvolvimento de funções mentais superiores. Criar narrativas, dizia, significou e significaContinuar lendo “Educação, cultura e sociologia”

Celeiro do mundo

Em 1799, o alemão Alexander von Humboldt iniciou sua viagem de pesquisa pela América Latina. No início de 1800 ele chegou à Amazônia brasileira. Foi barrado: o governo português receava que o alemão fosse um espião (comunista?). “Foi encontrado um manuscrito do príncipe regente do Brasil, Dom João, endereçado ao governante da capitania do Ceará.Continuar lendo “Celeiro do mundo”

A heresia dos cátaros

“Neste mundo, criado pelo Diabo, só podes esperar o inesperado.” (Raymond VI, 1156-1222), Conde de Toulouse, defensor dos cátaros) “A religião da Occitânia e Languedoc sempre foi um cristianismo simples e puro, um cristianismo na linha de João: não a espada, não o dogma, mas o Amor. “Em pequenos grupos ou círculos, eles viviam suaContinuar lendo “A heresia dos cátaros”

Galileu e a ciência

“A superstição é a realização dos espíritos fracos”, dizia Edmund Burke, no século 18. Esse era o pensamento de Galileu (1564-1642): “Eu acredito que a autoridade das Sagradas Escrituras tinha unicamente o objetivo de persuadir os homens sobre proposições e pontos de doutrina que, sendo necessários para a nossa salvação e se sobrepondo a todaContinuar lendo “Galileu e a ciência”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: