Uma insensatez

Roboão dando sua resposta ao povo ♦ Pintura na parede do edifício Paços do concelho de Basileia, Suíca ♦ Hans Holbein, o Jovem ♦ c.1520s
(Roboão dando sua resposta ao povo – afresco de Hans Holbein, o Jovem, 1520)

Salomão era sábio e rico. Tinha um fraco: gostava de mulheres, muitas.

“Além da filha de Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, pertencentes às nações das quais Iahweh dissera aos israelitas: ‘Vós não entrareis em contato com eles e eles não entrarão em contato convosco; pois certamente, eles desviariam vossos corações para seus deuses’. Mas Salomão se ligou a elas por amor; teve setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas, e suas mulheres desviaram seu coração.” (I Reis, 11 1-3)

Quem resistiria? Afinal, era sábio e rico.

Mas, nada fica impune (não me refiro ao Brasil): “Nem lhe tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com o meu servo Davi e para com Jerusalém que escolhi” foi a resposta de Iahweh (I Reis, 11, 13)

Após 40 anos bem vividos, morre Salomão e assume seu filho Roboão.

Roboão fora aconselhado pelos anciãos a ser compassivo e mais ‘leve’ que seu pai no trato com o povo.

Jeroboão, um dos generais de Salomão, que havia sido exilado no Egito, falou: “Teu pai tornou pesado o nosso jugo; agora, alivia a dura servidão de teu pai e o jugo que ele nos impôs e nós te serviremos.”

Mas, Roboão resolveu seguir as orientações de jovens conselheiros: “Eis o que dirás a este povo … ‘Meu dedo mínimo é mais grosso que os rins de meu pai! Meu pai vos sobrecarregou com um jugo pesado, mas eu aumentarei ainda o vosso jugo …'” Assim agia o seu gabinete do ódio.

Resultado: Jeroboão foi proclamado rei sobre todo o Israel; só a tribo de Judá ficou fiel a Roboão.

Isso foi em ao redor de 930 a.C.; Roboão tinha 41 anos.

Roboão, por falta de sensatez, dividiu sua nação, perdendo para sempre as dez tribos do norte, coletivamente denominada Israel.

Jeroboão reinou por 22 anos e Roboão durante 17, “e entre ambos houve guerra sem intervalo de um só dia”.

Isso só enfraquecia os dois Estados e encorajava regiões vassalas conquistadas por Davi a leste do Jordão – Moab, Edom, Amon e outras – a reconquistar sua independência, além de abrir caminho à invasão dos egípcios.

As doze tribos jamais se reunificaram. O orgulhoso império estabelecido por Davi e Salomão, que se estendia desde o norte da Síria até as bordas do Egito, não pôde ser mantido.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: