Observações sobre Solano López

(Francisco Solano López, gravura)

Solano López era o dono do Paraguai. Ao assumir a presidência da República, disse à sua companheira, a irlandesa Elisa Alicia Lynch, que conhecera num baile dado no Palácio das Tulherias por Napoleão III: “Senhora, desde esta noite, o Paraguai sou eu!”

Levava isso a sério: exercia despoticamente a coerção política, através de uma rede de alcaguetes infiltrados em todas as casas e locais de trabalho.

Ele pretendia proclamar-se imperador, a exemplo do que aconteceu no México, com Maximiliano, imposto pela França. Ideia do Napoleão III, apelidado por Victor Hugo como “Napoleão, o Pequeno”.

O López era admirador de Napoleão, o Trump da época, e sonhava “representar en Sud América el papel de Napoleón”, segundo George Thompson. Tanto fez que conseguiu ser recebido por seu ídolo em Paris e ficou fascinado com a pompa de sua Corte.

Copiando Napoleão, ele tornou o Exército ‘point d’honneur‘ de sua política, “transformou a farda em símbolo de poder confundiu o próprio ego com a nacionalidade, imaginou a guerra como cena de ópera e o sentimento de propriedade inspirou-lhe o patriotismo”, segundo Moniz Bandeira.

Mas, nem López nem seu povo tinham experiência militar, apesar de seu pai tê-lo empossado como General em chefe do Exército e ministro da Guerra antes de completar 19 anos.

Ele nunca passara pelos escalões inferiores da hierarquia militar nem frequentou qualquer academia militar. Aliás, não havia institutos ou academias militares no Paraguai.

Curiosamente, o primeiro instrutor do Exército paraguaio foi um brasileiro, o comandante João Carlos Villagran Cabrita, que viria a morrer em combate, comandando um batalhão brasileiro na primeira batalha em solo paraguaio.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: