Evolução

Sri Aurobindo Ashram - Home | Facebook
(Sri Aurobindo)

Abordei recentemente a visão de Evolução, conforme percebida por Teilhard de Chardin.

Há muita similitude com a de Sri Aurobindo, embora os dois nunca tivessem se encontrado.

“O emergir progressivo da consciência é a força motriz da existência do mundo terrestre.

(…) parece não haver razão alguma para que a vida se elabore nos elementos da matéria, nem para que a mente, a consciência, faça o mesmo no interior das formas vivas. A menos que se aceite a solução vedântica de que a vida já está encerrada na matéria e a mente na vida, pois na sua essência a matéria é uma forma velada de vida, e a vida é uma forma velada de consciência.” (Teilhard de Chardin)

(…) será que existe um poder de evolução, um fato evolutivo, algo assim como um processo ascendente levando de uma aparente inconsciência original a uma consciência sempre mais desenvolvida, e sempre subindo acima de cada desenvolvimento para emergir sobre cumes ainda mais elevados e ainda fora de nosso alcance normal?

(…) existe a possibilidade de uma consciência bem acima do que chamamos mente; de que, subindo mais na escala, podemos encontrar um ponto no qual acaba o óbice da inconsciência material, da ignorância vital e mental …” (Sri Aurobindo)

Para Teilhard, a Evolução seria um “movimento essencial e específico do Universo, a expansão no Imenso, num processo de complexificação e de centração.”

Ambos desenvolveram simultaneamente uma mesma visão da unidade e da continuidade do Universo, em cuja imensidão os homens se sentem unificados. Defenderam o caráter indivisível da Matéria, da Vida e do Pensamento.

“O homem carrega à sua volta uma consciência ambiental (chamada pelos Teosofistas de Aura), na qual as forças universais penetram. (Sri Aurobindo)

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: