Budismo e ciência

Resultado de imagem para budismo
(Os oito símbolos auspiciosos do budismo)

“A religião do futuro será cósmica, transcendendo a ideia de um Deus existindo em pessoa e nascida da experiência de todas as coisas, naturais e espirituais.

Se existe uma religião que poderia estar de acordo com os imperativos da ciência moderna, é o budismo.” (Einstein)

O budismo é uma filosofia, ou se quiser, uma religião não teísta, ou seja, não inclui a ideia de uma deidade — um ou vários deuses.

Há convergências entre um sistema de pensamento ‘contemplativo’ e o pensamento científico? No caso do budismo, o ensinamento de Buda não constitui um dogma. Baseia-se na experiência e não em uma revelação. Haveria, então, outros modos de conhecimento que não a ciência?

“A ciência é somente uma janela pela qual o humano percebe o real. A poesia, a literatura, a filosofia, a metafísica, a arte … são janelas igualmente válidas.” (Trinh Thuan)

O budismo tem três noções centrais: a vacuidade, a impermanência e a interdependência.

Na opinião de Thuan, essas três noções são válidas.

A interdependência afirma que nenhuma coisa pode existir em si, mas que ela está vinculada e conectada a todas as outras. A física quântica mostra que duas partículas, uma vez que interagiram juntas, conservam sua memória. Se se perturbar uma, a outra o sabe instantaneamente, sem nenhuma transmissão de informação.

A vacuidade é uma consequência direta da noção de interdependência. A vacuidade não é o nada, mas ausência de existência própria. As partículas que compõem um objeto, por exemplo, quando não são observadas, existem sob a forma de onda. Quando observadas, se tornam partículas. As partículas que constituem o mundo não têm realidade intrínseca; eis a vacuidade.

Sobre a impermanência: tudo, no universo, muda, se move e tem uma história. Tudo evolui, tudo é impermanente.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: