Thwaites, a “geleira do Juízo Final”

geleira do juízo final

Nada demais. No começo do ano, uma sonda registrou pela 1ª vez a presença de água mais quente debaixo da geleira “Thwaites” (considerada a “geleira do Juízo Final“) , um indício da dimensão da rapidez de seu processo de degelo. O colapso da Thwaites poderia elevar o nível do mar em mais de meio metro. 

A matéria está aqui: “Climate change: what Antarctica’s ‘doomsday glacier’ means for the planet”, no Financial Times (https://www.ft.com/content/4ff254ed-960d-4b35-a6c0-1e60a6e79d91).

Cerca de 90% do gelo da Terra se concentra na Antártica, que vem se aquecendo a um ritmo três vezes maior que a média global desde 1989.

À medida que o gelo antártico derrete, a Thwaites tem servido como “rolha”, retendo as demais geleiras, impedindo que estas deslizem para o oceano. No entanto, com seu degelo acelerado, teme-se que não apenas ela se solte do continente gelado nas próximas décadas, mas também facilite o desprendimento de outras geleiras.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: