Histeria induzida por carisma

(Jean-Martin Charcot, 1825-1893; quadro “Uma aula clínica”, de André Brouillet)

Líderes carismáticos podem provocar uma espécie de cegueira histérica numa comunidade, um sonambulismo social.

Entenda carismático como aquele personagem que cria e alimenta simpatia para seu grupo de influência; que utiliza gestos e palavras que a maioria quer ver e ouvir, independentemente de verdades ou fatos.

Diferentemente da concepção de Carl Gustav Jung, que chamava o sujeito carismático de “personalidade maná“, que significava “aquele inefável algo entre os opostos, que os une …”, o carismático que prevalece de fato é o que assume um dos extremos.

O carisma nem sempre é nato, pode ser aprendido, e tem a ver com a forma de ser em público, e não assegura caráter ou valores. Há os líderes carismáticos do bem e os do mal.

A histeria induzida por lideranças manipuladoras pode levar à destruição de uma nação, como já vimos com os ditadores do século passado e os atuais.

Histeria, aliás, que já foi associada exclusivamente às mulheres (hystera, útero, em grego) e que levou muitas às fogueiras, ou mais recentemente, endossava o machismo.

Esse estigma começou a ser reparado a partir dos estudos de Jean-Martin Charcot, no século XIX e depois, por seu estagiário, Sigmund Freud. Charcot utilizava-se da hipnose para acessar lembranças e emoções represadas. Essa ideia, de se eliminar problemas e doenças físicas decorrentes de memórias e sentimentos soterrados, levou Freud à Psicanálise.

A nosologia psiquiátrica atual considera a histeria como um comportamento, não uma doença e a desdobrou, conforme sua “localização”, em sintomas somatoformes ou dissociativas. Puro cartesianismo, corpo e mente!

 

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: