Mil cairão ao teu lado (texto de Jénerson Alves)

“Não temerás o terror da noite/ nem a flecha que voa de dia,/ nem a peste que caminha na treva,/ nem a epidemia que devasta ao meio-dia.

Caiam mil ao teu lado/ e dez mil à tua direita,/ a ti nada atingirá.” (Salmos 91 5-7)

O que será de um pacifista convocado para a guerra?

Essa pergunta é respondida no livro ‘Mil cairão ao teu lado’, que conta a história real do alemão Franz Hasel, que foi enviado para a tropa de elite da construção de pontes na Segunda Guerra Mundial.

Mesmo em meio ao combate, Hasel decidiu ser fiel às suas convicções religiosas, chegando a adotar medidas drásticas e perigosas. Uma delas foi jogar fora a própria arma – ele era o melhor atirador da Companhia Pioneira 699 e queria fugir da tentação de matar alguém.

A obra também narra os dilemas sofridos pela esposa de Franz, Helene, e os quatro filhos. Decididos a não fazer parte do Partido Nazista, eles sofreram muitas perseguições e privações. Entretanto, também desfrutaram de verdadeiros milagres.

Disponível em várias línguas, o livro foi editado em nosso país pela Casa Publicadora Brasileira. Foi escrito por Maylan Schurch e Susi Hasel (a filha mais nova de Franz e Helene).

Em que pese o cunho religioso, não se trata de uma obra doutrinária ou enfadonha. O leitor é transportado para o cerne da narrativa, chorando e rindo com as personagens.

Assim, o livro apresenta mais do que relatos históricos. É um retrato de nossa alma. Para além da guerra entre as potências mundiais, outra guerra é travada no coração de cada ser humano. Diante dos bombardeios da vida, cabe escolher entre a vida e a morte, a empatia e a impiedade, a fé e a incredulidade. Essa reflexão nos impele a uma ação. Que, na guerra, a(r)memo-nos para a paz.

(Jénerson Alves é jornalista e membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel)

Texto publicado originalmente no blog Falou&Disse.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: