A alma de uma organização

Kazuo Inamori & family - Age, Bio, Faces and Birthday
(Kazuo Inamori, 1932)

A vida tem um sentido, ou somos nós – centelhas da vida – que lhe damos sentido?

Não tenho a resposta – sou só confusão, não conclusão. “Ficamos confusos quando achamos que sabemos sem saber, de fato”, diz Sadhguru.

Mas, tenho o pressentimento de que nossa razão de ser é tornar aprazível o nosso entorno, enquanto fazemos o que nos é prazeroso.

É algo assemelhado ao que prega Kazuo Inamori:

“Inamori acreditava que uma empresa, como uma coleção de seres humanos, deve se esforçar para operar de uma forma que seja boa e correta, assim como os indivíduos se esforçam para trabalhar duro, ter bons pensamentos, fazer a coisa certa , pratiquem a autorreflexão e a autodisciplina, refinem suas mentes e elevem seu caráter na vida cotidiana.” (Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi)

Para ele, as empresas devem enraizar a estratégia no propósito moral para prosperar em um mundo complexo e em rápida mudança.

Kazuo Inamori é um dos principais executivos corporativos do Japão.

Ele é o fundador da Kyocera (uma empresa de eletrônicos, telecomunicações e hardware de cerâmica) e KDDI (uma empresa de telecomunicações), e é atualmente o presidente honorário da Kyocera e também da Japan Airlines (JAL).

Sua filosofia e ações são respeitadas e consideradas por muitos como a filosofia de gestão “padrão ouro” e, além disso, como uma filosofia de vida a ser seguido.

Ele enfrentou o desafio de ressuscitar a JAL da falência em fevereiro de 2010, sem qualquer indenização, e recolocou a JAL na Bolsa de Valores de Tóquio em apenas 2 anos e 8 meses após o pedido de falência da empresa.

Pesquisas em neurociência lançaram luz sobre os fatores biológicos que impulsionam o senso de propósito dos humanos. Agora sabemos que, em geral, a necessidade mais básica que temos é a conexão social – ela tem uma atração motivacional mais forte do que até mesmo comida, água e abrigo. 

Os neurocientistas também descobriram que o cérebro humano exibe uma predisposição para buscar o bem comum por meio de um comportamento igualitário e altruísta.

“… nosso propósito como seres humanos está enraizado em nossas tendências universais de nos relacionarmos e cuidarmos uns dos outros, que compartilhamos a capacidade de nos adaptarmos rapidamente a circunstâncias mutáveis ​​e que podemos imaginar juntos como podemos criar um mundo melhor.

O mesmo senso de propósito e conjunto de capacidades existe no ser vivo que é a empresa.” (Nonaka e Takeuchi)

Sua filosofia de trabalho, prevista no livro “Filosofia Inamori“, da Seiwajyuku do Brasil, é resumida em 12 princípios (aproveito-me do excelente resumo do blog de Jaime Marlon Silva):

  1. Definir claramente os objetivos e o sentido do empreendimento. Os objetivos devem ser rigorosamente imparciais e possuir elevado sentido.
  2. Estabelecer metas concretas. As metas devem sempre ser compartilhadas com todos os funcionários da empresa.
  3. Desejar intensamente. Para alcançar os objetivos, é necessário que os anseios se mantenham intensos, que se alojem no subconsciente.
  4. Esforçar-se mais que todos. Cada passo no trabalho pode ser modesto, mas o avanço deve ser firme e infatigável.
  5. Maximizar as receitas e minimizar as despesas.
  6. Definir preço é administrar. A definição de preços é trabalho da diretoria. Há um único ponto em que o cliente fica satisfeito ao mesmo tempo em que se obtém bom lucro.
  7. Na administração, forte determinação é fator decisivo. Para administrar, é preciso ter forte determinação capaz de remover as mais sólidas barreiras.
  8. Espírito de luta. No mundo corporativo, é preciso muito espírito de luta, mais que em qualquer luta marcial.
  9. Enfrentar as situações com coragem. Não pode haver conduta medrosa, evasiva.
  10. Realizar sempre trabalhos criativos. Trabalhar visando ao contínuo melhoramento, de forma que amanhã tenhamos resultados melhores que hoje, e depois de amanhã melhores que amanhã.
  11. Altruísmos e lealdade.
  12. Administrar sempre com espírito franco, bem disposto e construtivo, alimentando sonhos e desejos.

Essência da Administração (KOKORO):

  1. Administrar com base no sentimento.  Ponto de apoio, o sentimento das pessoas, pois não há nada tão volúvel e tão instável. Mas que quando unido por traços firmes não há nada mais sólido como a união de pessoas ligadas por um mesmo sentimento.
  2. A busca do lucro justo e correto. O foco não está no ganho exorbitante de curto prazo e sim no esforço pela prática correta e sustentável.
  3. Obediência aos princípios e regras básicas. Conduzida de acordo com os preceitos éticos e morais da sociedade.
  4. O cliente em primeiro lugar.  Capaz de lançar, sucessivamente, produtos com valores agregados que os clientes desejam. Necessário possuir tecnologia mais avançada que os clientes. Fazer o  cliente feliz.
  5. Administrar na forma de grande família. Gera gratidão e reciprocidades, consolidando o companheirismo que forma a base do trabalho de todos.
  6. Princípio de competência. O fator mais importante é ter pessoas capazes nos cargos de liderança. O critério para avaliação não é tempo de casa, e sim, a capacidade real das pessoas.
  7. Valorizar a parceria. Confiança mútua para ser sempre fraco e aberto. Uma relação horizontalizada, e não verticalizada entre chefes e funcionários.
  8. Administrar com participação de todos. Valorizar a opinião de todos, engajar as pessoas à realização da meta coletiva.
  9. Alinhar os vetores. Convergir as forças para uma mesma direção e obter resultados surpreendentes. Quando o 1 + 1 resultará em 5 ou até mesmo 10.
  10. Valorizar a criatividade própria. Estimular o esforço de criação dia após dia e a garra de querer vencer.
  11. Administrar com transparência. Permitir um sistema que não dê margens a desconfiança onde as informações estão disponíveis a todos.
  12. Estabelecer metas elevadas. As pessoas que concebem grandes metas conseguem grandes resultados. 

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: