A curiosidade como princípio

A partir da análise da charge, pode-se afirmar que o pensamento filosófico  tem como principal - Brainly.com.br

Quase toda criança é curiosa. Nós, adultos, nos empenhamos em tirar dela essa alegria da descoberta. Procuramos lhe entregar tudo pronto, definido: isso pode, aquilo não! Isso é bom, o outro nem tanto.

A escola é o principal agente da uniformização do conhecimento. Age, ainda, impondo limites. Principalmente comportamentais. Educação para vencer – os outros – mesmo que se perca a humanidade, sua alma.

Vencer é uma tolice; cooperar é o que edifica. A vida é teia, não pontos.

Hoje temos acesso a todas as culturas do mundo e a uma enorme disponibilidade de “conhecimentos”. No passado não muito remoto, conhecíamos o que nos cercava, as culturas e práticas locais.

Essa superabundância ao invés de libertadora tem sido sufocante e embaralhadora. A educação deveria ser voltada para a seleção de conteúdos e não para soterrar o aluno.

Não dá para se percorrer todo o território do conhecimento, mas precisamos de um mapa que nos ajude a chegarmos aos pontos que nos interessam.

A curiosidade, além de ser o motor da criatividade e das descobertas, também tem sua utilidade moral, acompanhando Amós Oz.

“… a curiosidade também é uma virtude moral.

Uma pessoa interessada é uma pessoa um pouco melhor, um progenitor melhor, um parceiro, vizinho e colega melhor do que uma pessoa não curiosa. Um amante melhor também.

… a curiosidade, juntamente com o humor, são dois antídotos de primeira linha ao fanatismo.

Fanáticos não têm senso de humor, e raramente são curiosos.

Porque o humor corrói as bases do fanatismo, e a curiosidade agride o fanatismo ao trazer à baila o risco da aventura, questionando, e às vezes até descobrindo que suas próprias respostas estão erradas.”

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: