As indefinidas formas da vida

Morre, aos 59 anos, o artista Carlito Carvalhosa - Jornal de Brasília
(Carlito Carvalhosa, 1961-2021)

Carlito Carvalhosa era um artista múltiplo: pintor, gravador, escultor; um dos principais artistas da arte contemporânea do país. 

Há anos lutava contra um câncer no intestino. Foi vencido.

Numa das suas fases produzia esculturas de aparência orgânica e maleável, com diversos materiais; noutra, pinturas gigantes … um percurso artístico não linear, imprevisível, mas com uma unidade conceitual – uma espécie de atrator.

“… algumas constantes podem ser reconhecidas nos trabalhos de Carlito: basicamente, suas obras são superfícies que se desfazem no volume, ou volumes que somem na superfície.

São expressão da impossibilidade de sentir uma superfície sem espessura ou, inversamente, de adivinhar um volume, sem ambiguidades, pela superfície.” (Lorenzo Mammi)

A dificuldade de se representar ou reconhecer o real; a necessidade de identificarmos, mesmo que precariamente, a mutante realidade. A vida como uma charada.

“- O que é, o que é? Tem escama e não é peixe. Tem coroa e não é rei”, lembrava Rodrigo Naves, sua capacidade remanescente da infância, de se trocar o lugar e a função dos objetos.

Morre Carlito Carvalhosa, um dos grandes expoentes da arte contemporânea do  Brasil

Carlito Carvalhosa informa: bRog do Raul Mourão

Carlito Carvalhosa | Enciclopédia Itaú Cultural

Carlito Carvalhosa | Enciclopédia Itaú Cultural

carlito carvalhosa – exposições

Lembro vividamente de uma intervenção feita na Pinacoteca, no Projeto Octógono – “A soma dos dias” – que contava com apresentações de Philip Glass: minimalismo e transparência reduzida. Isso foi na quaresma de 2010.

“… a quaresma, na tradição cristã, corresponde ao período preparatório para a celebração do renascimento do Cristo nos festejos da Páscoa. (…)

… entre outros ritos, cobrem-se os santos e com isso interrompe-se a mediação que eles representam, para estimular a concentração do crente sobre seus próprios pensamentos e ações …” (Ivo Mesquita)

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: