O último dos românticos

Gustave Courbet
(Gustave Courbet, 1819-1877, Autorretrato ou Homem Desesperado, 1845)

“A beleza está na natureza e acontece na realidade sob os mais variados aspectos. Quando a descobrimos, ela pertence à arte, ou melhor, ao artista que a consegue ver.” (Courbet)

Quando Courbet chegou a Paris tinha 20 anos. Alugou um quarto na casa em que nascera Victor Hugo. Não era um principiante; sabia desenhar.

Porém, parecia ingênuo, iletrado e provinciano inculto – logo desconcertaria Paris com seu “comportamento grosseiro”. Escolhera não se adaptar à cidade, mas sim juntar-se a ela nos seus próprios termos: não tinha interesse em premiações, por exemplo, mas por publicidade e vendas.

Gustave Courbet 'como posso pintar um anjo se nunca vi um' | Realisme France

“A pintura não pode, sem se cair na abstração, permitir que um aspecto incompleto da arte domine, seja pintura, cor, composição ou qualquer outro dos múltiplos meios que apenas combinados constituem essa arte.” (Courbet)

Self-Portrait ( Courbet com cachorro preto ), 1842 por Gustave Courbet  (1819-1877, France) | Gravura De

O óleo acima é um dos seus primeiros autorretratos. Ele surpreende o observador com sua determinação: a ênfase colocada na mão em primeiro plano.

Museu Íntimo: Gustave Courbet, HOMEM COM CACHIMBO

Um dos seus últimos autorretratos, “Homem com cachimbo”: “É o retrato de um fanático, um ascético. É o retrato de um homem que, desiludido com a falta de senso da sua educação, procura viver segundo os seus próprios princípios”. (Courbet)

a origem do mundo – Revista Desvio

Tornou-se conhecido pela provocativa pintura “A Origem do Mundo”, que desagrada a muitos. É a vulva mais conhecida da história da arte.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: