
Nosso primeiro recenseamento foi feito em 1872. Na ocasião apurou-se os escravos representavam 15,2% da população. Quantos são hoje?
A partir daí passou a ser decenal, nos anos terminados em zero. Exceções foram os dos anos de 1910 e 1930.
“Pelo que se tem notícia, o Censo mais antigo é o da China.
Em 2238 a.C., o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas.
No Oriente, os mais antigos são os hebraicos e o Censo de Israel no tempo de Moisés (cerca de 1700 a.C.).Os egípcios realizavam censos anualmente no século XVI a.C.
E os romanos e os gregos já realizavam censos por volta do século VIII a IV a.C.” (Site do IBGE)
O governo parece não querer que saibamos como está a população brasileira após a pandemia e as consequências da desatenção às questões sociais. O quadro não parece emoldurável (eleitoralmente).
Alegar falta de dinheiro é zombaria. Mexer com as emendas parlamentares ou subsídios (inclusive às igrejas), entre outras rubricas, gera desgaste com os parceiros.
Talvez, a razão seja punir o IBGE por ter realizado, em 2010, o primeiro censo demográfico digital do mundo. Essa história de digital não agrada ao governo. Ou, descobriu que essa coisa foi invenção dos chineses.

Para o que servem os censos? Para pautar políticas públicas, dimensionar a repartição de verbas entre unidades federativas, basear pesquisas mercadológicas e de opinião …
“O impacto é gigantesco. É a perda de eficiência das políticas públicas, do tipo auxílio emergencial e a própria vacinação, mas também nas políticas que independem da pandemia, como política de emprego, onde colocar escolas.” (Sergio Besserman Vianna)
É um trabalho fabuloso, do tamanho do Brasil, feito por 230 mil pessoas: significa visitar as casas de todos os brasileiros – são mais de 60 milhões de residências, espalhadas por 5.570 municípios em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Além de se verificar o tamanho e a composição da população brasileira, “são levantadas informações sobre frequência à escola e à universidade (e quais disciplinas estão sendo cursadas), saneamento, sustento da família, raça, mortalidade, tipo de moradia, coleta de lixo e fornecimento de energia elétrica, entre outros dados”. (BBC Brasil)
São informações indispensáveis para uma boa gestão. Se esta for a preocupação.