Os excluídos

Public humiliation: "I am a defiler of the race." In this photograph, a young man who allegedly had illicit relations with a Jewish ... [LCID: 79267]

A foto acima, de 1935, traz um jovem que supostamente manteve relações com uma judia, o que era proibido pelos nazistas, carregando um cartaz que diz: “Sou um poluidor da raça (ariana)”.

A ideia dessas ações de propaganda era intimidar os que não concordavam com a teoria racial nazista.

O que une, num regime autoritário, é, contraditoriamente, a exclusão, resultando numa seleção dos puros, dos justos, das pessoas de bem … qualquer coisa que represente as bandeiras do grupo no controle.

A coesão do grupo no poder requer que se definam e marquem as fronteiras sociais, determinando quem pode ou não participar. É a antidemocracia. Além da negação de direitos, restringe oportunidades – ou pior – aos diferentes.

Não param por aí; incitam ao ódio contra os “inadequados” ou indesejados, transformando-os em párias sociais.

Com relação à rejeição ou alheamento de grupos sociais baseados em cor da pele ou estrato social, atua-se, normalmente na surdina. Simplesmente ignorando-os do ponto de vista de políticas públicas.

Apesar de se sustentar por pessoas que terceirizaram o pensar e que se satisfazem por compor uma comunidade de aceitos, a elite política não dispensa a atração de intelectuais para dar cunho científico ou cultural a seus projetos.

É necessária a criação de crenças, de discursos dogmáticos: um mundo perigoso, cercado por “inimigos”.

A essas crenças aliam-se práticas e discursos específicos, frutos de uma mecânica de políticas públicas feitas de impulsos e recheados de “emoções”, que as reforçam.

Não apenas os discursos, mas também o gestual da violência, compõem a linguagem da intolerância.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: