O Jesus pobre

Jesus Cristo foi um mito criado por aristocratas romanos para controlar os  pobres? - Negócio Digital

Muitos já se perguntaram: por que Jesus nasceu entre os pobres, podendo escolher nascer num palácio?

Em 2 Coríntios, 8-9, Paulo diz: “… por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza.“, na versão da Bíblia de Jerusalém.

Na King James, a redação é ligeiramente modificada: “… Jesus Cristo, que, sendo rico, tornou-se pobre por vossa causa; para que fôsseis enriquecidos por sua pobreza.”

Na tradução de João Ferreira de Almeida, da SBB, lê-se: “… a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.

Não vou defender a ideia de Joseph Atwill, que sustenta que a história messiânica de Jesus Cristo teria sido um invento do Império Romano para pacificar os mais pobres, um “sistema de controle mental para produzir escravos que achavam que Deus tinha decidido sua escravatura”.

 “Em vez de alentar a guerra, este Messias incitava ao pacifismo, de dar a outra face e animava os judeus a ‘dar a César’ e pagar seus impostos a Roma”, argumenta Atwill.

Como entender a expressão “vos enriquecer com a sua pobreza“?

Queria enfatizar que a riqueza não é material, mas essencialmente espiritual?

Sim, parece-me. Assim como Sidarta Gautama, outro líder espiritual, que, sendo um príncipe, renunciou ao trono para se dedicar ao entendimento do sofrimento humano – e sua erradicação.

“Jesus não condena a riqueza, mas o apego à riqueza que divide as famílias e provoca as guerras”. (Papa Francisco)

Jesus foi bem sucedido neste propósito? Isso é polêmico.

Dos cerca de 2,3 bilhões de cristãos – quase um terço da população mundial – quantos entendem e procuram praticar seus ensinamentos sobre o desapego aos valores materiais, e a seu veículo principal, o poder?

Quantos papas e pastores dignificaram sua mensagem?

Quantos, ao contrário, mercantilizam a fé?

Quantos usam a palavra “pobreza” para justificar iniquidades sociais e o determinismo social?

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Um comentário em “O Jesus pobre

  1. Em 2 Coríntios, 8-9, Paulo diz: “… por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza.“, Jesus se fez pobre por amor a nós, depois do pecado do Edem tornamos todos pobres e misieraveis. Pela divina compaixão Deus mandou seu filho ao Mundo para morrer por nós que miseravelmente nos tornamos pobres após o advento do pecado. A riqueza que o Pai referia não era apenas em dinheiro, porque sem a vinda de Jesus jamais herdariamos o reino dos céus
    Jesus conviveu na terra com pobres e ricos
    Mas os ricos quase sempre o rejeitaram. Citarei 2 casos apenas o jovem rico que foi perguntar jesus que faria para herdar a vida eterna , e Jesus conhecendo o coração dele disse: vai , vende tudo que tens e herdarás a vida eterna. O jovem se entristeceu o foi-se. Outra vez Jesus foi ao monte e agregou-se uma milhares de pessoas provavelmente pobres porque apenas um adolescente levou 5 pães e 2 peixinhos e Jesus fez a multiplicação e alimentou a todos. Zaqueu era rico materialmente cobrador de impostos, roubava, e para seguir Jesus vendeu tudo e restitui os que havia roubado 4 vezes mais. Engana-se e é bom fazer uma revisão nesse momento. Nossa riqueza é celestial razão porque Jesus se fez pibre, suportou morte de cruz para que tivessemos uma vida eterna onde é descrita pelo aoostolo João que foi arrebatado na ilha de Patmos e viu o tesouro celestial que teremos no céus, com advento da morte de Jesus restauramos nossa condição de filhos de Deus. Filhos por adoção.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: