“Quanto mais o universo parece compreensível, mais parece também sem sentido.” (Steven Weinberg)

Ovi Magazine : East and West: Sri Aurobindo and Teilhard de Chardin: a  Brief Comparison by Dr. Emanuel Paparella
(Sri Aurobindo e Teilhard de Chardin)

“A humanidade ainda é embrionária”, dizia Teilhard de Chardin, mas está evoluindo, mesmo que certos eventos nos façam pensar ao contrário.

“Muitos augúrios internos e externos (sublevações políticas e sociais, inquietações morais e religiosas) causaram-nos a impressão, mais ou menos confusa, de que algo tremendo está tendo lugar no mundo neste momento.

Mas o que será?” (Teilhard de Chardin)

Assim como Teilhard, Sri Aurobindo entendia que matéria e espírito são dois lados de uma mesma realidade; não são contraditórios. Para ele, por trás das aparências do Universo (Maya) existe a realidade da Consciência, o Ser de todas as coisas, uno e eterno. 

Sri Aurobindo nos convoca a abandonar nossa natureza egoísta e alcançar níveis mais elevados de Consciência. Teilhard de Chardin, nos exorta a nos unirmos e nos livrarmos das divisões.

Ambos incorporaram o aspecto da evolução espiritual como tendência natural da existência cósmica: Matéria, Vida e Mente, para Aurobindo; ou a Geosfera, Biosfera e a Tecnosfera, para Teilhard. Há uma quarta etapa, que Teilhard chamou de Noosfera e Aurobindo, de Supermente.

Todo o universo, segundo Johann Gottfried von Herder (1744-1803), poderia ser entendido a partir de uma perspectiva histórico-evolutiva. Considerava que a história humana estava regida por um princípio imanente de bondade inteligente. 

Teilhard chama de “Ponto Ômega” o ponto de convergência da evolução material e espiritual, no qual o homem encontra Deus, em perfeita espiritualidade.

“As pessoas que vêem um sentido na história humana ou na evolução biológica – ou em ambas – não raro são desprezadas como místicos ou excêntricos”, afirma Robert Wright.

Henri Bergson, por exemplo, acreditava que a evolução orgânica seria impulsionada por um misterioso élan vital, uma força vital.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: