



“Elas são o que os cientistas chamam de mega flora carismática, e existem poucas árvores em qualquer lugar mais carismáticas do que as três espécies mais famosas da Califórnia. Pessoas viajam de todo o mundo simplesmente para caminhar entre elas maravilhadas.
A sequoia gigante. A árvore de Josué. A sequoia da costa.
Elas são as três espécies de plantas na Califórnia com parques nacionais reservados em seu nome, para sua honra e proteção.
Os cientistas já temiam por seu futuro. Então veio 2020.
Os incêndios florestais que queimaram mais de 4 milhões de acres na Califórnia neste ano foram históricos e proféticos, prenunciando um futuro de mais calor, mais incêndios e mais destruição. Entre as vítimas, neste ano e nos anos que virão, estão muitas das árvores mais antigas e majestosas da Califórnia, já em quantidade limitada.
Em partes muito diferentes do estado, em ecossistemas não relacionados separados por centenas de quilômetros, os cientistas estão chegando à mesma conclusão: se os últimos anos de incêndios florestais foram uma declaração sobre as mudanças climáticas, 2020 foi o ponto de exclamação.
No verão passado, em Sierra Nevada, uma ecologista de incêndios chamada Kristen Shive acampou em um dos poucos bosques antigos de sequoias gigantes restantes, entre árvores tão antigas quanto a Bíblia. No outono, ela revisitou o bosque e ficou sombria entre os mortos.
‘Elas viveram literalmente centenas de incêndios em suas vidas”, disse Shive. “Agora estamos vendo elas serem mortos de uma só vez.'”
(John Branch/ The New York Times)