
As orquídeas eram consideradas as campeãs da ‘mimese‘ vegetal.
Mas, um botânico, Ernesto Gianoli, descobriu que a Boquila trifoliata, uma trepadeira comum no Chile e na Argentina, ‘transformava’ suas folhas de forma a parecerem idênticas às dos arbustos ou árvores em que subia.
Essa capacidade, de imitar modelos diferentes, era considerada exclusiva do mundo animal.
Uma única Boquila é capaz de modificar suas folhas de modo a confundir, a cada vez, com aquela mais próxima. A mesma planta pode alterar a forma, o tamanho e a cor das folhas várias vezes, dependendo da espécie que está mais próxima.
“Ser capaz de regular as características das folhas com uma flexibilidade semelhante significa modular a expressão de seus genes de uma maneira nunca vista”, diz Stefano Mancuso.
Ernesto Gianoli disse que “as folhas de Boquila são extraordinariamente diversas. As maiores podem ser 10 vezes maiores do que as menores, e podem variar de muito claro a muito escuro. Em cerca de três quartos dos casos, eles são semelhantes à folha mais próxima de outra árvore, combinando-a em tamanho, área, comprimento de haste, ângulo e cor. As folhas de Boquila podem até crescer uma ponta espinhosa quando, e somente quando, ele escala um arbusto com folhas derrubadas.”