Pachamama

(Pachamama Raymi, foto de Antoine Briot)

“Jamais a humanidade reuniu tanto poder a tanta desordem, a tantas preocupações e a tantas manipulações, a tantos conhecimentos e a tantas incertezas.

A inquietude e a futilidade se justapõem em nossos dias.” (Paul Valéry, 1932)

“É preciso se perguntar o que hoje atinge mais gravemente a alma dos homens: sua paixão cega pelo dinheiro ou sua pressa febril.” (Konrad Lorenz)

“Terra, não é isso o que desejas: renascer em nós, invisível?” (Rainer Maria Rilke)

Pachamama é a Mãe Terra e divindade máxima nos territórios andinos, conforme a civilização Inca.

Nesta crença, a deusa está presente em meio aos homens não apenas através do solo ou da terra geologicamente falando, mas em toda a totalidade que a terra pode representar; provendo a vida, o sustento, a assistência e tudo o que for necessário para manter o mundo em harmonia.

Pachamama representa, também, o sentido da vida, o nascimento, a maternidade e a proteção da Terra e de seus filhos que nela habitam.

O conceito de Pachamama se assemelha, em muitos aspectos, ao da hipótese Gaia (“a biosfera é um sistema de controle adaptativo ativo capaz de manter a homeostase da Terra”), criado por James Lovelock e pela bióloga Lynn Margulis, nos anos 1970.

A propósito, a hipótese Gaia, que recebeu um tratamento duro por parte de biólogos evolucionistas e é geralmente desprezada pela maioria dos darwinistas, começa a ser “assimilada” por evolucionistas importantes, como W. Ford Doolittle.

O importante é que nos conscientizemos sobre o nosso pertencimento à teia da vida e, como diz Ailton Krenak, “que alguns seres da constelação humana ainda sentem o continuum da existência no nosso único habitat, este que nos faz em constante recriação.”

“Não foi somente aos livros, mas à própria Terra que me dirigi para ter o conhecimento da Terra.” (Élisée Reclus, 1868)

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: