
“A educação tem a ver com o processo do viver, não com a preparação para uma vida futura.” (John Dewey)
O budismo não apresenta “verdades”, ao contrário de tantas religiões. Oferece um “veículo” para a “continuidade”, considerando que é impossível que alguma coisa acabe; ela muda, sempre. Nada é estável, tudo é impermanente e está em constante mudança.
O budismo ‘mahayana‘, uma das duas tradições do budismo, significa “grande veículo”. Buda não teria nenhuma ‘verdade’ a revelar, mas sim um ‘veículo’, um meio, que é descartado após se ter alcançado o objetivo.
Assim, um ‘bodhisattva‘ (um ser que está “em direção à iluminação”), por mais próximo que esteja de alcançar a iluminação completa, se mantém entre seres vivos sofredores, a fim de conduzi-los à salvação.
Esse processo não se dá através do ‘discurso’, das palavras, da linguagem, da teoria, dos conceitos. O que é dito brilha pelo não dito, como na natureza.
“Uma transmissão especial fora dos escritos
independente de palavras e caracteres:
mostrar o coração do ser humano imediatamente,
– ver a própria natureza e se tornar Buda.” (Heinrich Dumoulin)
O que isso tem a ver com a consciência ecológica? Muito. O budismo desperta o respeito pela natureza e por todas as formas de vida. O ser humano e o ambiente são interdependentes.
Em Taiwan, o budismo está sendo usado para conscientizar crianças sobre o meio ambiente. Nalgumas escolas, usam-se figuras como bodhisattvas para ensinar sobre o ambientalismo. Ou, histórias sobre plantas e animais para ensinar as crianças sobre coisas como o ciclo de vida do carvão e relações simbióticas entre animais.
A ideia é ser um budista completo, conhecendo e respeitando o meio ambiente.
Contam ‘histórias’ que levam as crianças a olhar para o mundo da perspectiva de outros seres vivos.
Há um esforço no sentido de mudar a forma como elas pensam sobre o mundo e suas próprias ações. Isso se liga aos ensinamentos budistas de carma e reencarnação, o que significa que toda ação intencional tem uma consequência. Pode-se renascer como um inseto ou animal em extinção. É importante que entendam como todos os elementos do universo estão interconectados.