“Abraçada à pipa/ A menina/ Em sono profundo”

Kobayashi Issa Poems > My poetic side
(Kobayashi Issa)

“Do rosto manter

Afastadas as moscas

Só por enquanto …

A noite irrompe e não me resta mais nada a fazer do que – por mais que me pareça desprovido de sentido – umedecer, com a água de uma jarra ao lado do leito de meu pai, os seus lábios.

A luz do dia vinte aparece na janela. Em volta da vizinhança, todos já repousavam em profundo sono.

Quando ouvi à distância oito vezes o cacarejar do galo, sua respiração se tornou tão baixa, tão baixa, que mal se podia mais a perceber.” (Kobayashi Issa)

Kobayashi Issa (1763-1828), japonês, teve uma vida atribulada. Aos seis anos começou a estudar budismo e teve seu primeiro contato com a poesia. Depois, deixa de estudar para trabalhar no campo.

Aos três anos de idade fica órfão de mãe. Seu pai casa-se de novo e suas relações com a madrasta são tensas. Vai viver com sua avó. Ela morre e ele segue para Edo – atual Tóquio – em 1777. Tem 14 anos. Frequenta uma escola da linha poética de Basho. Passa fome e frio. Torna-se monge budista. Volta à sua cidade natal. Aos 29 anos inicia uma longa peregrinação pelo Japão, que dura sete anos.

Volta à sua cidade natal. Tem 37 anos agora. Morre seu pai. Leva uma vida errante. Tem um casamento infeliz com a filha de um samurai. Separa-se. Casa-se com Kiku, com quem tem quatro filhos. No espaço de 10 anos morrem Kiku e todos os filhos. 

Vem aqui,

Pardalzinho, você,

Órfão como eu

Abraçada à pipa

A menina

Em sono profundo

“Em nenhum momento de minha vida fugi de pensamentos sobre a casualidade e a impermanência, compreendi que todas as coisas do mundo têm vida curta e arrebatam como um raio. Eu errei até que meu cabelo se tornasse branco como a geada de inverno.”

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: