“Contar cada voto é o cerne da democracia”, (Mitt Romney, senador republicano)

trump
(Donald Trump)

 “Se você contar os votos legais, eu ganho facilmente”, disse o presidente Trump. Os ilegais são, por uma questão de lógica, os que não o elegem. Por isso, ele está questionando a votação apenas nos Estados nos quais perdeu ou pode perder.

É patético!

Alexander Hamilton ressaltava, em 1787 (ano da promulgação da Constituição americana), que muita coisa estava em jogo: a decisão incorreta sobre os termos da Constituição resultaria numa “desgraça para a humanidade”. De forma chauvinista, acreditava que os Estados Unidos eram um experimento em ciência política que marcaria uma nova era na história dos governos.

“A questão principal era: uma sociedade pode ser governada pela ‘reflexão’ e pela ‘eleição’, pela ‘razão’ e pela ‘verdade’, e não por acidente e violência, por preconceito e embuste? O povo seria capaz de governar a si próprio de forma justa e honesta, exercitando o bom senso e a responsabilidade? Ou seus esforços estariam fadados a ser corrompidos, seu bom senso anuviado pela demagogia, e sua razão abandonada pela fúria?” (Jill Lepore)

Ver um presidente americano, no exercício do mandato, jogar no lixo a legitimidade do processo democrático é espantoso, embora houvesse essa expectativa!

O presidente brasileiro anota todas as táticas de contestação do sistema democrático, talvez para replicar aqui. O primeiro passo é voltarmos às cédulas eleitorais.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: