República digital

Estônia: o novo Vale do Silício? MIT Sloan Review Brasil
(Cidade Velha de Tallinn, capital da Estônia)

A Estônia tem uma área um pouco superior à do estado do Rio de Janeiro e uma população próxima à de Porto Alegre. Foram independentes entre 1918 e 1940. Após a II Guerra, passaram a ser um dos satélites da URSS. Voltaram a ser independentes em 1992.

A matéria abaixo fala do empenho dos estonianos em se distinguirem, criando uma independência tecnológica.

Apesar de termos um sistema eletrônico de votação desde 1996, ele continua a partir da coleta do voto, com todo o aparato de 1,6 milhões de “mesários” em mais de 400 mil seções eleitorais! Uma festa (cívica?)! A Estônia instituiu, em 2005, um sistema online pelo qual todos podem votar de qualquer lugar do mundo.

99% de seus serviços públicos são digitalizados, inclusive na área da saúde – os médicos podem comparar e visualizar os registros dos pacientes (desde que ele concordem) onde e quando for necessário. Essa digitalização traz uma economia de 2% do PIB.

A “república digital” começou em 1997, quando menos de 2% da população mundial tinha acesso à internet. O governo decidiu que todos os cidadãos seriam tecnologicamente alfabetizados e a governança seria sem papel e descentralizada. Um ano depois, quase todas as escolas já tinham acesso à internet. Sobre educação, ela é a quarta colocada no ranking do Pisa.

A partir de 2000, o acesso à internet passou a ser “um direito humano básico.”

Em 2012, a Estônia se tornou o primeiro país a usar a tecnologia ‘blockchain‘ para governança, usada inclusive para o combate à injustiça. Com o blockchain, só os cidadãos são os proprietários de seus dados pessoais, não o governo.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: