As incertezas na economia

As 17 ações que caíram mais de 50% no pior trimestre da história do Ibovespa

“Posso viver com dúvidas e incertezas e sem saber. Acho muito mais interessante viver sem saber do que ter respostas que podem estar erradas … Para progredir, é preciso deixar entreaberta a porta do desconhecido.” (Richard Feynman)

Incertezas fazem parte. Admitir que elas movem a história é importante para nos prepararmos, no que for possível.

Mas, no mercado financeiro elas afetam os preços de ativos, tanto no mercado de capitais como nas taxas de câmbio e a de juros de longo prazo. O mercado procura traduzir as incertezas em risco, a partir da volatilidade e cenários, e formam seus preços.

Neste ano tivemos uma desvalorização do real próxima de 30%; a taxa de juros para títulos de longo prazo embute prêmios muito altos; o Ibovespa caiu cerca de 17% no ano (em dólar a queda foi superior a 40% – a maior no mundo).

O Brasil está em 42º lugar em termo de risco-país, com base nas notas das agências de rating (BB- na S&P e na Fitch); o grau de investimento obtido em 2008 é só uma lembrança desde 2015, quando o perdemos.

Nosso EMBI+ (Emerging Markets Bond Index Plus) está em 341 (em 2019 estava em 212) e, o CDS (Credit Default Swap), em 246 (103 no ano passado).

O dinheiro estrangeiro só tem saído: em 2008 (quando o país obteve o grau de investimento), os não residentes detinham mais de 20% da dívida pública brasileira; atualmente essa participação está abaixo de 9%. Dinheiro sai, dólar sobe.

O risco conjunto afugenta os investidores, apesar do barateamento (em dólar) dos ativos locais: as instabilidades políticas (indefinições, procrastinações das reformas, brigas à toa entre importantes agentes políticos), retomada econômica lenta, aumento do risco fiscal e receio sobre a contestada política ambiental.

E a economia real, o emprego, o crescimento da renda? À reboque dessas turbulências.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: