A Vênus de Botticelli

O Nascimento de Vênus
(O nascimento de Vênus, Sandro Botticelli)
A Primavera, Sandro Botticelli | Historia das Artes
(A Primavera, Sandro Botticelli)

“Pela cidade … há dois quadros ilustrados com figuras: um é Vênus que nasce, e aquelas brisas e ventos que a fazem vir à terra com os Amores; e então uma outra Vênus, adornada pelas Graças, indicando a primavera; vê-se que elas foram desenhadas por ele com graça.” (Giorgio Vasari)

Botticelli se orientou para os programas das obras no hino homérico a Afrodite:

“Eu cantarei a bela Afrodite, a deusa venerável de coroa de ouro, que domina as muralhas de toda a Chipre, rodeada de mar, onde a força úmida do Zéfiro (deus do vento) que sopra, a levou sobre a vaga do mar de ruído ressonante na doce espuma. (…)”

Há, também, um respeito às regras de pintura ditadas por Leon Battista Alberti, com uma mesma medida de fantasia e reflexão. Ou, uma articulação do dionisíaco com o apolíneo.

O historiador da arte Aby Warburg (1866 – 1929) desenvolveu a noção de “engrama”, que seria uma forma de memória social e coletiva. A ideia de engrama se enraíza em experiências e comoções muito intensas, que penetram na subjetividade e permanecem armazenadas, podendo afluir posteriormente, se associando a gestos e movimentos corporais, a formas de expressão humana que foram utilizadas nas formas de arte.

Esse gestual está presente nessas obras.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: