“Não se poderá dizer: ‘Ei-lo aqui! Ei-lo aqui!’, pois eis que o Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17: 21)

(A incredulidade de São Tomé, por Caravaggio)

O versículo no título é a redação na Bíblia de Jerusalém. Na versão King James, termina-se com “Pois o Reino de Deus já está entre vós”. Na da SBB, tradução de João Ferreira de Almeida, aparece “Porque o reino de Deus está dentro de vós.” A edição da SBB “na linguagem de hoje”, a redação é “Porque o Reino de Deus está dentro de vocês”.

Parecem todos semelhantes. Mas, sutilmente, os termos “entre vós”, “no meio de vós”, “dentro de vós” ou “dentro de vocês”, são propositadamente dúbios: o reino de Deus está “dentro de você” (no singular) ou “entre vocês”?

É claro que se for “dentro”, não haveria necessidade da igreja, que é congregação.

No Evangelho de Tomé, conhecido como Quinto Evangelho ou Evangelho Gnóstico de Tomé, encontrado em Nag Hammad, Egito, em 1945, há vários versículos que falam do Reino de Deus.

Jesus disse: “Se os líderes espirituais lhes disserem ‘Olhem! O Reino de Deus está no Céu’; então os pássaros chegarão lá muito antes de todos vocês. Se disserem que o Reino de Deus está no oceano, então os peixes estarão lá antes de todos vocês.

Na verdade, o Reino de Deus se encontra tanto no interior como fora de todos vocês.” (vers. 3a)

“… As pessoas não dirão ‘Olhem, ele está ali’. Na verdade, O Reino de Deus já se encontra espalhado pela Terra e as pessoas não estão conscientes disso.” (vers. 113)

Na minha visão, Jesus antecipa o uso pecuniário que alguns fariam de seu nome:

Jesus disse: “O Reino de Deus é como um homem que não sabia que havia um tesouro escondido em suas terras. Ele morreu e deixou o campo para o seu filho. O filho, sem ter conhecimento do tesouro, vendeu as terras depois que a herdou. O novo proprietário chegou e, enquanto arava a terra, encontrou o tesouro. Começou, então, a emprestar dinheiro a juros a quem desejasse.” (vers. 109)

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

2 comentários em ““Não se poderá dizer: ‘Ei-lo aqui! Ei-lo aqui!’, pois eis que o Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17: 21)

  1. Se Jesus disse , estamos nesse mundo mas não somos deste Mundo…entao automaticamente o reino de Deus está na Terra, no meio de nós, para nós
    que realmente vivemos em Cristo e fazemos a vontade de Deus nesse mundo. O título de seu texto já responde a pergunta. Muito bom Dioorgival . Eu mesmo respondi essa pergunta básica do cristianismo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Se Jesus disse estamos nesse mundo mas não somos deste Mundo…entao automaticamente o reino de Deus na Terra somos nós que realmente vivemos em Cristo e fazemos a vontade de Deus nesse mundo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: