“São os professores, somente eles, quem libertam os povos e transformam as coletividades em verdadeiras nações.” (Mustafa Kemal Atatürk)

MUSTAFA KEMAL ATATÜRK'Ü SAYGI, MİNNET VE RAHMETLE ANIYORUZ - YouTube
(Mustafa Kemal Atatürk)

Mustafa Kemal Atatürk, foi marechal e revolucionário turco. Fundou a República da Turquia, após o fim do Império Otomano.

Atatürk era iluminista e positivista, como a maioria de nossos militares, “fundadores” de nossa república. E, era uma referência para os “tenentes” da década de 1920, que entendiam que os interesses do país e os das Forças Armadas se confundiam. “O Exército é a nação”, resumiam, repetindo Napoleão.

De fato, o serviço militar era praticamente a única forma de ascensão social – e política. Os outros caminhos já estavam demarcados para os méritos de nascença.

Atatürk, diferentemente de alguns seguidores, procurou criar um Estado-nação independente, moderno, democrático e secular, guiado por progressos educacionais e científicos. Duas das suas principais reformas foram o acesso gratuito à educação e a inserção da mulher na vida pública.

(“Boletim de notícias: pela primeira vez na história turca, as mulheres votarão e serão elegíveis para o cargo público nas eleições gerais que acontecerão esta semana.”)

Aqueles tenentes conduziram nossa história até recentemente e sua prática golpista ainda é disseminada. É fácil fazer “revoluções” sem povo, mas com armas.

 

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: