Fé e Razão

(Maimônides)

“… se a Terra inteira não passa de um ponto imperceptível com relação à esfera das estrelas, qual será a relação da espécie humana com o conjunto das coisas criadas? E como então alguém dentre nós poderia imaginar que elas existem em seu favor e por sua causa, e que elas devem servir-lhe como instrumentos?” (Maimônides)

Assim, Maimônides retirava o homem do centro do Universo; este não existiria em função da humanidade.

Maimônides viveu entre 1135 e 1204. Era médico, cientista, talmudista e filósofo. Reviu a tradição judaica tomando Aristóteles como referência. Dessa forma, a Revelação não estaria em contradição com a Razão.

Era um personagem paradoxal: é considerado pela Tradição rabínica o único judeu a alcançar a mesma envergadura do profeta Moisés, mas, ao mesmo tempo, tem boa parte de sua obra proibida pelas autoridades rabínicas!

Apesar de ser um pensador judeu, é citado com frequência por Tomás de Aquino e Inácio de Loyola e, influenciou Spinoza, Leibniz e outros, com sua liberdade de pensar:

“Eu acredito plenamente que o Criador é etéreo, que Ele não tem nenhuma propriedade antropomórfica; que nada é parecido com Ele.”

“Não há na realidade no ser nada além de Deus e todas as suas obras; estas são tudo o que o ser encerra fora Dele. Não há nenhuma outra forma de conceber Deus a não ser por Suas obras; são elas que indicam Sua existência e o que se deve crer a Seu respeito.”

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: