Aprendizagem requer despertar o interesse

Portrait
(Frederick William Sanderson)

F. W. Sanderson foi, por 30 anos (até sua morte em 1922), o diretor da Oundle School, uma escola inglesa fundada em 1556. Quando assumiu ela estava decadente; sua visão sobre educação a reavivou.

Para ele, os alunos deveriam deixar de lado o medíocre e o insignificante, os detalhes e a banalidade; deveriam tomar distância e ‘pensar grande’. Seu lema era: “Pensem de maneira aberta. Pensem em grande escala.” Um marechal, ex-aluno, traduzia: “pensem em oceanos”.

“Os métodos mudarão do aprendizado em sala de aula para a pesquisa nas galerias; desde aprender coisas do passado até pesquisar o futuro; competição dando lugar ao trabalho cooperativo. E em algum lugar dentro do campo de trabalho, cada menino ou menina pode encontrar sua própria parte, e assim tomar parte na vida criativa, e crescer fazendo isso, e ser ‘mordido’ pelo desejo de fazer, e ganhar em propósito, em determinação , na autodeterminação, na confiança e na perspectiva.

Em um estágio inicial, todos os esforços devem ser feitos para que um menino obtenha um ‘controle’ sobre alguma parte do conhecimento; uma vez que um menino foi pego com o amor pela pesquisa, ele continuará e poderá expandir-se posteriormente. De fato,ele encontrará a necessidade de ampliar seus conhecimentos e capacidades.

Os exames tendem para o outro lado, com efeitos desastrosos para muitos meninos criativos.” (Frederick William Sanderson)

Foi a única pessoa que motivou H. G. Wells a escrever sua biografia:

“Ele era em si mesmo uma mistura muito agradável de sutileza e simplicidade, generosidade, aventura, imaginação e propósito inabalável, e abordava a vida geral de nosso tempo de um ângulo que refletia as luzes mais curiosas e proveitosas sobre ela.

(…) ele tinha uma visão da escola como um centro para a reorganização completa da vida civilizada.

De uma pequena escola secundária de um país, ele criou algo mais sugestivo daqueles grandes centros de ensino modernos dos quais nosso mundo precisa do que qualquer outra coisa que já tenha sido tentada.”

O segredo era acreditar nas escolhas de seus alunos, dando-lhes a oportunidade de as descobrirem.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Um comentário em “Aprendizagem requer despertar o interesse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: