Novos mundos

Locating Memory and Imagination: From Nemesius of Emesa to John of Damascus  in: Dreams, Memory and Imagination in Byzantium

Na Antiguidade, muitos pensavam que a memória e a imaginação localizavam-se no coração; outros, como Herófilo e Erasístrato, as situavam na cabeça.

Mas, no século IV d.C., Nemésio, o bispo de Emesa, ‘resolveu’ a questão: fixou as faculdades mentais em segmentos do próprio cérebro.

Ele também se preocupava com a possibilidade de haver vários mundos além do nosso.

Platão havia, em Timeu, optado pela unicidade; um mundo só estava de bom tamanho:

… Deveremos afirmar que existe um único mundo, ou que existem cinco? No que nos diz respeito, porém, o deus nos indica que, por verossimilhança, um único mundo surgiu.

Essa escolha estaria de acordo com a natureza do divino arquiteto, uma natureza una, que quer todas as coisas reunidas na forma do uno.

Bom, aceitemos que o nosso mundo é um só, único.

Mas, e se ao invés de vários mundos coexistindo, o mesmo único mundo se sucedesse ao longo do tempo? Pergunta do Nemésio.

“Quando cada um dos astros errantes, dizem os estoicos, retorna exatamente em longitude e latitude, para o ponto do céu em que se encontrava no começo, esses astros errantes produzem, ao fim de um período de tempo bem definido, o abrasamento e a destruição de todos os seres. Os astros então retornam sua trajetória e o mundo se vê reconstituído.”

Esse retorno poderia reproduzir um mundo idêntico em tudo ao anterior ou, com as mesmas situações, mas com sutis diferenças nos antigos duplos em alguns aspectos. A verificar.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: