Erínias

O remorso de Orestes ,William-Adolphe Bouguereau (1825-1905).Erínias,  Tisífone (Castigo), Megera (Rancor)… | Arte e literatura, William adolphe  bouguereau
(O remorso de Orestes, por William-Adolphe Bouguereau (1825-1905).Erínias: Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Inominável))

As erínias cuidavam da vingança contra os mortais; torturavam as almas pecadoras.

A deusa Nêmesis fazia o mesmo, mas com os deuses.

Oresteia, de Ésquilo, é uma trilogia que conta a tragédia da família de Atreu, os Átridas. Resumidamente, Atreu e Tiestes (seu irmão) matam Crisipo, um enteado. São banidos e se refugiam em Micenas. O rei de Micenas, sem herdeiros, deixa o reino para os irmãos. Atreu expulsa Tiestes. Depois descobre que Tiestes e sua mulher o traiam.

Finge desconhecimento e convida Tiestes para um jantar de reconciliação. No banquete, Atreu serve os membros de filhos do irmão. Tragédia por gerações: Atreu é morto por Egisto, um dos filhos de Tiestes; Agamemnon, filho (ou neto) de Atreu, é assassinado pela mulher (Clitemnestra) e seu amante (Egisto, novamente). Orestes vinga a morte do pai, matando a mãe e seu amante… Passou a ser perseguido pelas erínias. Refugiou-se no santuário de Apolo e foi julgado por seu crime; o voto da deusa Atena desempatou o resultado a seu favor.

Uma ‘história’ e tanto! Os fetiches do corpo, do poder e da moeda guiando os mortais e aprisionando-os em tragédias.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: