
- O STF proibiu a redução de salários de funcionários públicos durante a crise sanitária; os da iniciativa privada podem: Corporativismo
- Desembargador, alvo de 40 procedimentos de apuração disciplinar nos últimos 15 anos, humilha um guarda municipal de Santos ao ser autuado sem máscara em um ambiente público: “Nem todos os iguais são iguais”
- Presidente, infectado com covid-19, conversa com garis, sem usar máscara de proteção: “Minha invencibilidade é contagiante; e todos têm direito à saúde”
- STF muda de posição e derruba prisão após condenação na 2ª instância, por 6 votos contra 5. Congresso senta em cima da mudança. Enquanto isso, 31% dos 710 mil presos no Brasil são “provisórios”, isto é, prisão em zero instância: “É legal, tá legal”
- No Brasil, existem atualmente mais de 38 mil autoridades com foro privilegiado. A PEC 10/2013, que extingue o foro especial de julgamento para autoridades dos três poderes e do Ministério Público, está desde 2017 nalguma gaveta da Câmara: “Se sou especial, posso ser privilegiado”
Esse é o nosso jeito de ser. Não acreditamos que as leis sejam feitas para proteger a todos, indistintamente. Não se vê nenhuma reação pronta e sistemática da sociedade. Estamos, ainda, com a mentalidade de vassalagem.