“Um homem notável tem filhos notáveis”

(antropometria)

Assim pensava sir Francis Galton, um dos propulsores da eugenia, com suas ideias sobre determinismo biológico. Era primo de Darwin.

Eugenics Overshadows the Legacy of Scientific Genius Francis Galton |  HowStuffWorks

Galton era um polímata – um gênio, diriam, ou “o cão chupando manga”, na minha região – com um Q.I. de quase 200: médico, cientista, meteorologista, estatístico (os conceitos de ‘correlação’ e ‘regressão à média’ são seus), pesquisador da mente humana, antropólogo, matemático … Para ele, todo objeto de estudo deve ser medido: “conte sempre que puder!”, era seu lema. A estatística seria usada para “melhorar o estoque humano e impedir a degeneração do potencial genético humano”. A “raça” humana poderia ser melhorada caso fossem evitados “cruzamentos indesejáveis”.

Por um tempo desenvolveu um “mapa da beleza” da Grã-Bretanha: ele ficava parado em esquinas de várias cidades e observava as mulheres passando. Quando via uma atraente (na sua opinião) ele marcava quatro alfinetes num feltro; menos atraente, três alfinetes etc. As mais atraentes viviam em Londres e as menos atraentes, em Aberdeen, na Escócia, concluiu.

Estudou profundamente a genealogia de criadores, líderes e atletas célebres; essas pessoas deviam seu sucesso à genética, acreditava.

Galton não se apercebia que veio de um ambiente privilegiado (filho de um banqueiro) e não enxergava as vantagens que essa posição conferia a ele e a seus amigos; acreditava viver numa meritocracia.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: