Que utopia é desejável, a tua?

(Utopia, Texas, USA)

Em 1879, Jules Verne escreveu um romance que contemplava sua utopia, a France-Ville, uma cidade modelo onde a higiene e a educação seriam suas bases.

Assim como a ilha de Utopia de Thomas More, são utopias ‘positivas’. Descrevem locais com abundância de riquezas e paz. Um sossego. Etimologicamente, entretanto, utopia refere-se a um “não lugar”, um lugar inexistente.

Há, em contraponto, as distopias, que exploram a veia contestatória ao existente, exagerando-o.

Ainda, temos o que Ernst Bloch classificaria e “utopia concreta”, no sentido de que são localidades concebidas pelas ideias de seu criador, como a Colônia Cecília aqui no Brasil, no século XIX – um experimento anarquista já comentado aqui.

Não deixa de ser ‘utopia’ as cidades planejadas, premiadas com as visões nada democráticas de urbanistas, que normalmente pensam em tudo, menos nas pessoas – caso de Brasília, por exemplo.

Entretanto, como diz Jung Mo Sung, “… se não tomarmos cuidado poderemos cair no equívoco de acreditarmos, porque desejamos, que é possível construir um mundo à imagem e à semelhança de nossos desejos.

Quem crê nessa possibilidade de um mundo configurado pelo próprio desejo costuma fazer uma simplificação da realidade natural e social e criar uma noção de sujeito ‘messiânico’ capaz de moldar a história segundo o desejo de instaurar definitivamente o Bem e a Justiça no interior da história humana. (…)”

Reconhecer a complexidade da realidade social é reconhecer os limites humanos.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Um comentário em “Que utopia é desejável, a tua?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: