“De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?”

(Paul Gauguin, 1897)

O título acima foi o nome dado por Gauguin a este quadro.

Ele inspirou o biólogo Edward O. Wilson a escrever seu livro “A conquista social da Terra”, no qual apresenta sua visão da evolução, da natureza e da sociedade humanas, de forma esperançosa porém cautelosa. No centro de tudo, a tensão permanente entre egoísmo e altruísmo.

Voltando ao atormentado Gauguin. Poucos dias antes de partir, em 1903, aos 54 anos, escreveu: “Sou um selvagem. E as pessoas civilizadas suspeitam disso, pois nas minhas obras não há nada mais surpreendente e desconcertante que esse aspecto ‘selvagem apesar de mim'”.

(Gauguin, autorretrato com auréola)

Ao pintar o quadro citado, no final de 1897, estava debilitado pela sífilis e por uma série de ataques cardíacos. Sem dinheiro e deprimido, após receber a notícia de que sua filha Aline havia morrido de pneumonia.

Pretendia que aquela fosse sua última pintura; seu tempo estava se esgotando. Ao terminá-la, subiu nas montanhas de Papeete, no Taiti, para se suicidar com arsênico. “Talvez não imaginasse quão dolorosa pode ser a morte por esse veneno. Pretendia se esconder antes de tomá-lo, para que seu corpo não fosse logo encontrado, sendo antes devorado pelas formigas”, escreve Wilson.

Mas, se arrependeu e decidiu continuar lutando. Isolou-se ainda mais, até morrer “naturalmente” de insuficiência cardíaca sifilítica.

Ao ir à Polinésia francesa, queria encontrar paz – que nunca conseguiu.

A paz mora nalgum lugar que não em nós?

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: