Biodiversidade

Afinal, o que é biodiversidade?. Seja em aulas de Ciências, leis ou… | by  Ivana Paz Peñagaricano Garcia de Medeiros | Youth for Human Rights Brasil |  Medium

Biodiversidade está na pauta científica e econômica, exceto no governo federal.

Desperdiçamos um potencial incalculável.

Segundo Edward Wilson, “não dependemos nem mesmo de 1% das espécies vivas para nossa existência, e o restante permanece sem ser testado, esquecido. No curso da história, as pessoas se utilizaram de 7.000 tipos de plantas na alimentação, predominantemente o trigo, o centeio, o milho e cerca de uma dúzia de outras espécies altamente domesticadas. Não obstante, existem pelo menos cerca de 75.000 plantas comestíveis, e muitas dessas são superiores a muitas das plantas que estão sendo largamente utilizadas. Outras são fontes potenciais de novos remédios, fibras e substitutos do petróleo. Além disso, entre os insetos existe um grande número de espécies que são potencialmente superiores como polinizadores de plantas, agentes controladores de ervas daninhas e parasitas e predadores de pestes de insetos. As bactérias, leveduras e outros microrganismos vão continuar a produzir novos remédios, alimentos e procedimentos de restauração do solo. (…)”

Alertava, em 1988: “tanto os cientistas quanto os que estabelecem as políticas ambientais estabeleceram um sólido elo entre o desenvolvimento econômico e a conservação.”

Com a crise sanitária vigente, cresceu a expectativa de se retomar o crescimento noutra ótica, a que integre a preservação ambiental com sua exploração científica e econômica. Mas, o Brasil, um dos mais ricos potencialmente, não tem um projeto nessa linha, ao contrário.

Não se conhece a quantidade existente de organismos vivos. Catálogos exaustivos indicam que há cerca de 1,4 milhões de espécies vivas de todos os tipos. Aproximadamente 750.000 são insetos, 41.000 são vertebrados e 250.000 são plantas. Os demais, acima de 350.000, são invertebrados, fungos, algas e microrganismos.

Mas, entre os biólogos, esses números são muito conservadores, limitados. Acham que o número absoluto ficaria entre 5 e 30 milhões!

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Um comentário em “Biodiversidade

  1. Desperdiçamos mesmo, infelizmente. Precisamos de uma pauta de congressistas sérios e focados na preservação/exploração com manejo sustentável dos biomas da amazônia, cerrado, pantanal e por aí vai… o Brasil é riquíssimo. Não tenho a princípio nada contra o agro negócio mas continuamos focando nossa economia em exportação de produtos sem muito valor agregado. Nosso PIB per capta não representa um país com a nossa riqueza. Basta comparar com a Suíça, Holanda… países pequenos em território mas exportam valor agregado. Vamos colocar tudo abaixo pra “plantar soja e criar gado”?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: