“Deus é número”

Teorema de Pitágoras - Conceitos e usos do teorema
(Teorema de Pitágoras)

Pitágoras viveu entre 569-500 a.C.

Nasceu na ilha de Samos e viajou por todo o mundo antigo. Assentou-se em Crotona, na atual Calábria, onde fundou sua escola. Teria sido ele quem cunhou as palavras “filosofia” (“amor pela sabedoria”) e “matemática” (“aquilo que é aprendido”).

Entre suas crenças estava a metempsicose, a transmigração das almas. Seus adeptos eram, então, proibidos de abater animais – vai que lá poderiam estar a alma de amigos falecidos! Eram veganos, ‘pitagóricos’.

Identificavam-se com um símbolo, um pentagrama que contém outros pentágonos, numa série infinita. A relação entre o segmento maior e o menor é a proporção de ouro (Razão Áurea, Fi).

Numero e figura, II - § 9

Para os pitagóricos, o número “um” seria o gerador de todos os números; “dois”, assim como os demais números pares, representavam o gênero feminino; “três” e os outros ímpares seriam a representação do masculino; “quatro” era o símbolo da justiça etc.

Tudo perfeito, até “descobrirem” os números irracionais (números decimais, infinitos e não-periódicos). Isso bagunçou a ordem divina dos números, que havia se transformado na sua religião (“Deus é número”; números inteiros e suas razões).

A divulgação dos “números irracionais” foi proibida. Há uma lenda que diz que Hipaso, um dos membros da ordem pitagórica divulgou o segredo e teria sido estrangulado pelo próprio Pitágoras, entre outras versões.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: