Pioneira

A ciência da mudança climática tem séculos, não décadas e foi iniciada por uma mulher.


A noção de que as atividades humanas podem estar aquecendo o planeta começou a entrar em foco nas décadas de 1960 e 1970, antes de surgir um consenso científico nas décadas de 1980 e 1990.

Mas os contornos aproximados da ciência que cerca a maior ameaça contemporânea da humanidade têm uma história surpreendente e pouco conhecida que remonta há aproximadamente dois séculos.

Esta breve animação da BBC Ideas traça nossa compreensão moderna do efeito estufa através do trabalho de três cientistas pioneiros, começando com a cientista norte-americana Eunice Foote, ativista dos direitos das mulheres, cujo trabalho de 1856 sobre os efeitos de captura de calor do CO2 foi esquecido por décadas, até ser redescoberto em 2010.

Eunice Foote foi cientista e inventora, além de militante pelos direitos das mulheres. Foote foi a segunda mulher membro da AAAS, a SBPC americana.

Foi uma das signatárias da Declaração dos Direitos e Sentimentos (inspirado na Declaração de Independência americana), um documento assinado, em 1848, em apoio a esses direitos.

” (…) que todas os homens e mulheres foram criados iguais; que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes são vida, liberdade e busca da felicidade; para garantir estes direitos os governos são instituídos, derivando seus poderes do consentimento dos governados. Qualquer forma de governo que se torna destrutivo para estes direitos, é direito daqueles que sofrem dele a se recusar a lhe dar lealdade e insistir na instituição de um novo governo, colocando suas fundações em tais princípios e organizando seus poderes deles, já que para eles deverá ter maior probabilidade de afetar sua segurança e felicidade. (…)

A história da humanidade é a história de repetidos ferimentos e usurpamentos por parte do homem para com a mulher, estando em objeto direto para estabelecer a tirania absoluta sobre ela. (…)

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: