Desmatamento zero

(Hamilton Mourão e Tereza Cristina – Foto: Orlando Brito)

“O vice-presidente Hamilton Mourão está de olho na proposta da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de adoção oficial de meta “desmatamento zero” na Amazônia. Ele é o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. A proposta foi defendida em 2019 pelo ex-ministro da Luís Fernando Cirne Lima na Frente Parlamentar da Agropecuária, quando a atual titular da pasta era presidente da Frente Ruralista.

Foram convocados a opinar sobre alternativas para sustentabilidade os ex-ministros que implantaram a revolução tecnológica na agropecuária brasileira. Os três são engenheiros agrônomos e compõem um trio que é chamado de “os três tenores do agronegócio”: Cirne Lima é ex-professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o mineiro Alysson Paulinelli (1974-79) e o paulista Roberto Rodrigues (2003-06), professor de agronegócio da Fundação Getúlio Vargas.” (José Antônio Severo)

Representam o agronegócio, assim como a ministra; os principais potenciais prejudicados pelo desmonte em curso na questão ambiental.

A pressão de clientes do exterior levou CEOs de 40 grandes empresas no Brasil a enviarem carta ao vice-presidente Hamilton Mourão pedindo ações contra o desmate.

Ironicamente, nesse grupo há empresas que constam da relação dos maiores multados por desmatamento pelo Ibama nos últimos 25 anos. Pela imagem, tudo.

“Bloqueios silenciosos por parte de clientes têm sido cada vez mais comuns, com maiores exigências, que elevam custos, ou pressão sobre preços.” (Fernando Lopes e Marina Salles)

“Temos a lei (Código Florestal), que é boa, e a tecnologia necessária para fiscalizá-la (imagens de satélite etc). Mas sua implementação ainda é frágil e dá margem a esse desmatamento patrimonialista que estamos vendo crescer graças, sobretudo, ações de grileiros”, afirma Marcello Brito, presidente da Abag.

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: