Sobre o Uno

“Três coisas conduzem a Deus: a música, o amor e a filosofia.” (Plotino)

Para nosso azar, essas três coisas não são bem vistas atualmente.

Plotino é um personagem importante, embora desconhecido por muitos. Viveu de 205 a 270 d.C. Nasceu no Egito e morreu em Roma. Hoje é classificado como um dos principais pensadores do neoplatonismo. Na sua época, eram simplesmente ‘platônicos’. Aliás, a famosa Academia de Platão existiu até 529, quando foi fechada por ordem do Imperador Justiniano que, também, tentou extinguir o Talmude nas sinagogas, para o fortalecimento do Cristianismo.

Influenciou o pensamento cristão, islâmico e judaico e grandes do Renascimento. Alguns: Agostinho, Dionísio Pseudo-Areopagita, Boécio, Scoto Erígena, Tomás de Aquino, Dante Alighieri, João da Cruz, Pico de la Mirandola, Giordano Bruno, Avicena, Espinosa, Leibniz, Bergson …

Sobre as origens:

“Antes de todas as coisas, tem de existir o Simples, diferente de tudo o que dele advém, auto-existente, e no entanto capaz de estar presente nessas outras ordens. Ele tem de ser uma autêntica unidade: não apenas algo elaborado em uma unidade, e que seria uma falsificação da unidade. Não é possível conhecê-lo ou falar a respeito dele. Ele é descrito como ‘além do Ser’ ou ‘Sobre-Ser’. Pois, se ele não fosse algo simples, além de toda coincidência e composição, não seria o primeiro princípio.

Intocado pela multiplicidade, ele é autossuficiente e o absolutamente primeiro, enquanto o que vem depois precisa do que vem antes, e tudo o que não é simples precisa do simples em si mesmo, como o próprio fundamento de sua existência composta.”

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: