Uma visão mais ampla

Uma mulher cobre seus filhos com um xale para protegê-los do sol, enquanto espera com outros trabalhadores e famílias migrantes se registrar para um trem que vai para seus lugares de origem depois que o governo impôs um bloqueio nacional como medida preventiva contra a COVID- 19 coronavírus, em Nova Déli, em 20 de maio de 2020. (Photo by Prakash SINGH / AFP) (Photo by PRAKASH SINGH/AFP via Getty Images)

A Organização Mundial do Trabalho prevê que as horas de trabalho globais no segundo trimestre de 2020 fiquem 10,5% abaixo dos níveis pré-crise, o que equivale à perda de mais de 300 milhões de empregos a tempo integral. E, pela primeira vez neste século, a pobreza global está subindo.

A recessão global poderá reverter até três décadas de melhorias dos níveis de vida e, empurrar 420 a 580 milhões de pessoas em todo o mundo para a pobreza. O Programa Alimentar Mundial alertou que a COVID-19 irá provavelmente duplicar o número de pessoas que sofre de subnutrição aguda, para 265 milhões.

Com a deterioração econômica e fiscal sem precedentes em muitas economias emergentes, mais de 100 países solicitaram ajuda ao Fundo Monetário Internacional. 

Ao contrário das reações imediatas e ‘nacionalistas’, que exprimem, em termos ‘tribais’ nosso egoísmo pessoal, vê-se que o mundo precisa construir um novo multilateralismo, mais eficaz, que esteja preparado para abordar os desafios do século XXI. 

Não me refiro à globalização, mas a ações multilaterais, que contemple o mundo – todo – como nosso lar. Isso faz sentido para o combate comum a pandemias (esta poderá não ser a última, ao contrário), às questões ambientais e às desigualdades econômicas e sociais.

Texto original, de Erik Berglöf, Gordon Brown, Helen Clark e Ngozi Okonjo-Iweala: https://www.project-syndicate.org/commentary/g20-must-strengthen-covid19-response-for-poor-countries-by-erik-berglof-et-al-2020-06/portuguese

#desocupação #fome #Covid-19 #pobreza #multilateralismo

Publicado por Dorgival Soares

Administrador de empresas, especializado em reestruturação e recuperação de negócios. Minha formação é centrada em finanças, mas atuo com foco nas pessoas.

Um comentário em “Uma visão mais ampla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: