“Diferentemente do passado, o homem terá de retornar à ideia de que sua existência é uma dádiva do Sol.” (Nicholas Georgescu-Roegen)
Georgescu-Roegen. Volto a falar sobre ele. Alguém precisa falar sobre esse visionário.
Numa época em que a força motriz, o discurso e os sonhos dos políticos eram centrados no crescimento econômico – desenfreado e inteiramente desconectado do ambiente -, ele teve a coragem para afirmar que, num determinado momento, os recursos naturais diriam “basta!”; chegariam a um ponto de saturação.
“A humanidade deve começar a se preparar para a estabilização das atividades econômicas”
Alertava: o conceito de “progresso” beira a insensatez. Foi xingado de “ecologista”, uma ofensa nos idos dos anos 1970, e uma acusação, hoje.
Depois, outros criaram coragem:
“Será que realmente entendemos todas as implicações do fato de que podem surgir graves incompatibilidades entre o sistema econômico e o sistema ecológico (e também o social), que ameacem o processo econômico, sua reprodução social e, portanto, a garantia constante de bem-estar e sobrevivência humana” (William Kapp, 1979)
“Ao alertar as pessoas a respeito dos perigos da mudança climática, você é chamado de santo. Ao explicar o que precisa ser feito para parar com isso, chamam-no de comunista.” (George Monbiot, 2007)
O planeta está cercado por problemas desafiadores criados por nós: desmatamento, destruição de habitats, erosão de solos, salinização, perda de fertilidade, desperdício d’água, perda de diversidade biológica, sobrecaça, sobrepesca, introdução de outras espécies sobre as nativas, poluição do ar e das águas, contaminação de solos, aquíferos e oceanos etc.
Ele reage.
“Se alguns insulares usando apenas pedras como ferramentas e seus próprios músculos como fonte de energia conseguiram destruir o seu ambiente e, assim, destruir a sua sociedade, o que farão bilhões de pessoas com instrumentos de metal e com a energia das máquinas?” (Jared Diamond)
(dss, 15 junho 2020)
“Ao alertar as pessoas a respeito dos perigos da mudança climática, você é chamado de santo. Ao explicar o que precisa ser feito para parar com isso, chamam-no de comunista.”
E agora há quem diga que a terra é plana!
CurtirCurtir